Seleção Galesa de Futebol

A Seleção Galesa de Futebol representa o País de Gales nas competições de futebol da FIFA. Estádio nacional é o Millennium Stadium ou Estádio Millennium, em Cardiff, é o principal estádio do País de Gales. É usado principalmente para jogos de rugby, mas também para futebol. A camisola de Gales mentém usado vermelho, é cores da bandeira do país. 

Esta selecção só esteve duas vezes em competições oficiais: participou na Copa do Mundo, em 1958, na qual chegou aos quartos-de-final, e esteve também no Campeonato Europeu de Futebol, em 2016, no qual chegou às semi-finais. 

Não existe nas competições olímpicas; nelas, os galeses competem juntamente com os ingleses, escoceses e norte-irlandeses pelo Reino Unido, cuja seleção obteve (como Grã-Bretanha) as medalhas de ouro nos Olímpicos de 1900, nos Jogos Olímpicos de 1908 e nos Jogos Olímpicos de 1912, apesar de formada basicamente por amadores ingleses.

Com a eleição de Londres como sede dos Jogos de 2012, surgiu a cogitação de que a Seleção Britânica voltasse para disputar a competição (não disputa as qualificações desde 1971). As federações de futebol da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte recusaram ceder seus jogadores, e decidiu-se amigavelmente que a seleção do Reino Unido competirá apenas com ingleses. Entretanto, o técnico da seleção teve liberdade para convocar qualquer jogador britânico, sendo assim jogadores 13 jogadores ingleses e 5 galeses foram convocados, entre eles o astro galês Ryan Giggs.

Na Euro 2016, Gales é passados 58 anos desde a única presença numa Copa do Mundo, o País de Gales voltou a se classificar para uma competição oficial, desta vez para um Campeonato Europeu.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *