País de Gales

O País de Gales ou simplesmente Gales (em galês: Cymru; em inglês: Wales) é uma das nações que constituem o Reino Unido e sua capital é Cardiff. Atualmente, o País de Gales possui um parlamento autônomo no seio do Reino Unido.

O País de Gales situa-se numa península da Grã-Bretanha. Faz fronteira com a Inglaterra a leste, com o canal de Bristol a sul, e com o mar da Irlanda ao norte e Oeste. A maior parte da população e das áreas industriais situam-se em Gales do Sul (South Wales), incluindo a capital, Cardiff, e as outras duas maiores cidades, Swansea e Newport.

O santo padroeiro do País de Gales é São David, ou “Dewi Sant”, em galês. Os emblemas nacionais do País de Gales são o alho-porro (ou alho-francês) e o narciso. Note-se que o nome destas duas plantas é semelhante em galês: o alho porro diz-se cennin enquanto que os narcisos se chamam cennin Pedr, ou seja, “alhos-porros de São Pedro” – de forma que se especula que originalmente era utilizado apenas um dos emblemas, adaptando-se a o outro devido a uma má interpretação (a ser verdade, desconhece-se qual dos emblemas é anterior ao outro).

Existe alguma polémica, de cariz nacionalista, quanto ao dia de São David, a 1 de Março, que, para alguns deveria ser feriado público no País de Gales. No mesmo sentido, outros propõem, também para feriado público 16 de Setembro (dia em que começou a rebelião de Owain Glyn Dwr).

As festas tradicionais do País de Gales são, no entanto, a Calan Gaeaf (Hallowe’en), Calan Mai, e a celebração do solstício de Verão. Cada paróquia celebra, adicionalmente, o Gwyl Mabsant em honra do seu santo.

( De wikipedia : https://pt.wikipedia.org/wiki/País_de_Gale )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *