Estádio Millennium Stadium de Gales

 

O Millennium Stadium ou Estádio Millennium (galês: Stadiwm y Mileniwm), em Cardiff, é o principal estádio do País de Gales. O estádio contém 3 anéis (exceto pela área norte que possui apenas 2): o anel inferior acomoda 23.500 pessoas, o do meio acomoda 18.000 e o de cima acomoda 33.000. E contém um teto móvel que pode cobrir totalmente o gramado, sendo também um dos 6 estádios do Reino Unido a receber a qualificação de 5 estrelas da UEFA.

O estádio é o segundo na Europa com teto móvel, sendo o maior do mundo com essa característica. A grama natural foi colocada em um sistema modular feito pela GreenTech ITM que contém irrigação e drenagem própria. O campo foi montado em cima de paletes que podem ser removidas fazendo com que o estádio receba espectáculos, exibições e outros eventos sem ter que sacrificar o gramado.

É usado principalmente para jogos de rugby, mas também para futebol. Abrigou parte dos jogos de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e sediou a Final da Liga dos Campeões da UEFA de 2016–17.

Foram construídas em 1999 no local do antigo Estádio Nacional (National Stadium) no Cardiff Arms Park. O estádio foi construído para acolher os jogos da Copa do Mundo de Rugby de 1999, em que o País de Gales era a principal sede.

O primeiro grande evento do Millennium Stadium foi no jogo amistoso entre a Seleção Galesa de Rugby e a África do Sul em 26 de junho de 1999. Gales venceu por 29 a 19, conseguindo assim sua primeira vitória sobre os Springboks.

Abrigou parte dos jogos de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e sediou a Final da Liga dos Campeões da UEFA de 2016–17 no dia 3 de Junho, quando o Real Madrid venceu a Juventus por 4 a 1.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *